O conceito de ”plasticidade neuronal” é o impacto do ambiente sobre o desenvolvimento cerebral e a ativação dos genes do bebê e da criança. O desenvolvimento neurológico do feto, do bebê e da criança é muito intenso. Metade do crescimento do cérebro ocorre até o segundo ano de vida e 85% até os 4 anos de vida. O bebê já nasce com o cérebro desenvolvido nos pontos sensoriais, como: O tato, A audição e O olfato. É nesse período que o órgão passa pelas maiores modificações cognitivas. Estudos na área das neurociências têm mostrado que as sinapses (conexões cerebrais) se desenvolvem rapidamente nos primeiros anos de vida e formam a base do funcionamento cognitivo e emocional por toda vida. Nos primeiros mil dias, as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo – uma velocidade única na vida. Essas conexões contribuem para o funcionamento do cérebro e para a aprendizagem das crianças.
O brincar deve ser considerado como uma das atividades mais importantes da criança. Brincar também favorece o exercício da autonomia, o que possibilita que as crianças sejam mais independentes, autoconfiantes e menos agressivas. Estimular a inteligência.
Crianças que têm, nos primeiros anos de vida: contato com livros, visitam outras pessoas, brincam em parques ou praças apresentam melhores resultados em testes específicos de memória, inteligência e cognição.
Primeiro documento da SBP foi em 2016, depois outro em 2019
Também lançou os benefícios da natureza em 2019.
Responsabilidade também do pediatra em orientar:
- Cuidado parental, mediação;
- Marco civil da internet, lei 12.965 (2014);
- Educação digital, artigo 29;
- Pais e educadores são mediadores;
- Pesquisa em 2018 86% das crianças e adolescentes estão conectadas, 93% pelo celular;
- Riscos de conteúdos: alimentação, sono, forma de se machucar, formas de tirar a vida, experiências com drogas, cyberbuling, conteúdo sexual
25% relataram que tiveram total descontrole do tempo de uso mesmo tentando ficar menos tempo.
Quais os riscos envolvidos:
Transtornos de saúde mental, emocional e comportamental
CID 11 – Classificacão internacional de doenças – gaming disorders
Crianças em idade cada vez mais precoces, em todo lugar – casa, restaurantes, viagens, ônibus, passeios, escolas.
Objetivo principal: deixar a criança quieta. Distração passiva.
Junto aparece: pressão ao consumismo de jogos, publicidade, indústria de entreternimento, sexualidade, adultização da infância.
- É muito diferente do brincar ativamente.
- Desenvolvimento cerebral e mental.
- Os primeiros mil dias são importantes para o desenvolvimento cerebral e mental de qualquer criança.
- Diferentes estruturas e regiões cerebrais amadurecem em todos os circuitos neurosensoriais.
- Oral (nutrição).
- Toque (colo).
- Tato (aconchego).
- Visual.
- Luminoso, som, olfato.
- Modelam a arquitetura e a função dos cliclos neurobiológicos para produção dos neurotransmissores e sinápticos.
- O atraso do desenvolvimento da linguagem é frequente em bebes que ficam passivamente expostos a telas por períodos prologados.
Outra coisa: o tempo de maturação do córtex pré-frontal que é responsável pelas funções cognitivas e executivas de controle do impulso, julgamento, resolução de problemas, atenção, inibição da memória, tomada de decisão é assíncrono em relação ao sistema límbico, das emoções, maior dos 10 aos 12 anos, e até se formar por completo.
Então, mecanismos de recompensa, comportamentos impulsivos, automáticos, aliviando episódios de tédio, estresse ou depressão na frente da tela virando um ciclo vicioso.
Algo que começou como uma distração na tela, passa a ser a solução rápida para desaparecer as emoções difíceis com as quais as crianças e adolescentes ainda não aprenderam a lidar.
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